quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Colocando a mão na massa: produção de marcadores de página na oficina do JEPP

Na oficina de hoje, conversamos sobre a organização do local de trabalho, trabalho em equipe e exigência de qualidade e eficiência. Após esse momento inicial, colocamos a mão na massa para produzir marcadores de página com papel reciclado. 
Esses momentos de interação com os alunos têm proporcionado aos pibidianos um olhar diferenciado para os alunos, uma vez que nos aproximamos e podemos conhecer um pouco mais sobre eles, e uma reflexão sobre o trabalho com projeto na escola. 










Análise de questões: refletindo sobre as habilidades e competências exigidas dos alunos

Na data 28/11/2018 ocorreu mais um encontro do PIBID na Escola Antônio Vital do Rêgo, para desenvolver reflexões sobre possíveis projetos que serão colocados em prática nas aulas do 6° ano, em 2019. Nesse dia realizamos a análise de questões objetivas de avaliações promovidas pela secretaria de educação com o objetivo de refletir, partir do conhecimento teórico apreendido na universidade, as habilidades e competências exigidas para que os alunos atinjam o nível de  proficiência adequado na leitura e escrita.
Analisamos os descritores cobrados dos alunos a fim de perceber qual será a nossa trajetória no planejamento escolar, em relação à escolha de textos mais adequados às necessidades dos alunos, nesse caso, sempre pensando em atividades que alcancem uma aprendizagem significativa.
No geral, essa manhã de interação na escola foi bastante produtiva, pois foi uma oportunidade de refletir sobre a criação de projetos que melhorem a qualidade do ensino, de forma que o PIBID possa desenvolver ações que sistematizem o conhecimento necessário para um bom desempenho escolar dos alunos.





quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Interação na sala de aula: o pibid fazendo a diferença em sala de aula

Pibidianos acompanham alunos que apresentam dificuldades na realização das atividades. Esses momentos de interação proporcionam uma experiência única, tanto para os alunos, que têm suas dúvidas sanadas, quanto para os bolsistas que estão cada dia mais compreendendo o funcionamento da sala de aula.












terça-feira, 20 de novembro de 2018

PIBID é tema de notícia no Site da Prefeitura de Queimadas/PB

PARCERIA ENTRE SEDUC E UEPB FORTALECE PROJETOS PEDAGÓGICOS COM OS ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE QUEIMADAS

Em 20/11/2018 às 20h04Fonte: http://www.queimadas.pb.gov.br

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas e área interna

A Prefeitura de Queimadas, através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), está desenvolvendo ações dos programas de Residência Pedagógica e Programa de Iniciação à Docência (Pibid), junto as escolas da rede pública municipal de ensino, visando a ampliação do processo de formação dos alunos da UEPB por meio do desenvolvimento de projetos pedagógicos interdisciplinares com os estudantes do município.

Segundo informações da secretária de Educação, Rachel Castanha, as estão sendo contempladas com os programas nas áreas de Pedagogia, Língua Portuguesa, Matemática, Educação Física, Geografia e Ciências, as escolas municipais João Ferraz, Eduardo Correia, Carlos Ernesto, Judith Barbosa e Antônio Vital do Rêgo.

Em sua análise, os programas tem contribuído fundamentalmente no desenvolvimento dos estudantes da rede pública municipal de ensino de Queimadas. “A experiência tem sido extremamente positiva, tendo em vista que são desenvolvidos projetos de acordo com as necessidades de aprendizagem dos nossos alunos. Tais avanços, na aprendizagem, são observados pela direção, coordenação e professores das turmas”, destacou Rachel.


A notícia pode ser conferida no link abaixo:

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Interação em sala de aula: pibidianos auxiliam alunos com dificuldade na realização das atividades

A presença dos bolsistas do PIBID/Letras-UEPB nas aulas de português tem contribuído de forma significativa para o processo de aprendizagem nas aulas de português na E.M.E.F.Antônio Vital do Rêgo. 
Os bolsistas, orientados pela professora Pollyana Rodrigues, interagem com os alunos nos momentos destinados às atividades, orientando e tirando dúvidas sobre os conteúdos vistos em sala de aula. Esse contato potencializa o processo de aprendizagem, pois contribui para a superação das dificuldades apresentadas pelos alunos, melhorando o desempenho nas atividades realizadas.





s.


Docência compartilhada: trabalhando os gêneros anúncio e propaganda


No dia 14.11.2018, tivemos um momento de docência compartilhada no qual, a professora Pollyana Rodrigues e pibianos, trabalharam os gêneros textuais anúncio e propaganda na turma do 6º D. Aproveitamos que a turma de jovens empreendedores estava estudando ações de marketing para a divulgação da ecopapelaria e trabalhamos esses gêneros textuais que serão utilizados por eles para conseguir atrair atenção dos clientes para seus produtos. 










Relato dos pibidianos sobre a experiência da docência compartilhada: 

"As impressões sobre "ser professor",  foram maravilhosas, uma sensação prazerosa de estar diante de uma turma e  trocar ideias com os alunos" (Karla Maria). 

"Gostei muito da experiência de hoje, foi excelente. Estar ali na frente dialogando com os alunos, compartilhando a fala com eles, deixou em mim uma impressão muito boa em relação a ser um professor. E preparar o material também foi uma ótima experiência, porque já deixou uma noção dos cuidados que é  preciso ter na hora de preparar uma aula." (Ismael Neto)

"Eu gostei bastante da experiência. Estou gostando muito, principalmente por eles serem bem abertos e nos aceitar de uma forma tão natural!" (Chrisllayne Farias)



"A experiência de hoje foi enriquecedora para nos situarmos no ambiente da sala de aula. Em momentos como os de hoje, podemos projetar nossos estudos sobre questões como ensino e interação, a própria sequência das aulas e abordagem do conteúdo na sala de aula." (Tais Calixto)

quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Pibidianos visitam Oficina de reciclagem e participam de roda de conversa sobre o mundo trabalho

Os pibidianos de Letras visitaram a oficina de reciclagem ministrada pelo professor Ivan Pereira para alunos do 9º ano EJA da E.M.E.F. Antônio Vital do Rêgo. O objetivo dessa oficina é instigar nos alunos a produção de artesanato sustentável como uma oportunidade de estimular a criatividade, o protagonismo e o empreendedorismo.







Em um segundo momento, os alunos da EJA e os pibidianos participaram de uma roda de conversa sobre "O mundo do trabalho" com a assistente social Romênia Moura. Nessa conversa os alunos tiveram uma visão geral sobre o mercado de trabalho e da importância da educação como instrumento de mudança de si mesmos e do mundo em que vivem.






Para os pibidianos, essa foi uma ótima oportunidade de interagir com alunos que não tiveram oportunidade de concluir os estudos na idade convencional e conhecer um pouco da realidade das turmas de EJA que, muitas vezes, são um verdadeiro desafio para o professor que sempre tem que lançar mão de novas estratégias e metodologias para atrair a atenção desse público, promovendo o acesso à educação significativa.


terça-feira, 6 de novembro de 2018

Orientação individual: pibidianos auxiliando os alunos nas atividades

Pibidianos auxiliam os alunos no momento das atividades. Com essa aproximação, os professores em formação conseguem perceber de perto as dificuldades apresentadas pelos alunos. Essa interação facilitará a elaboração do projeto de intervenção pedagógica, uma vez que conhecendo e refletindo sobre a realidade da sala de aula pensaremos em estratégias que proporcionem a melhoria do processo de ensino aprendizagem. 








Pibidianos conhecem o projeto JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos)

Alunos da turma de Jovens Empreendedores, 6º D - manhã, da E.M.Antônio Vital do Rêgo, sob a supervisão da professora Pollyana Rodrigues, apresentaram o projeto JEPP  para os pibidianos de Letras. Os alunos expuseram as características do comportamento empreendedor e os passos para realizar um plano de negócios. Além disso, apresentaram as atividades que vêm desenvolvendo durante as oficinas para montagem de uma ecopapelaria.
A proposta do projeto é que os alunos montem um espaço de produção e posterior venda de produtos elaborados com papéis que seriam descartados como lixo, desenvolvendo as habilidades empreendedoras e uma conduta sustentável.
Para finalizar o encontro, os alunos convidaram os pibidianos para colaborar com as oficinas do JEPP e o convite foi prontamente aceito.







Correção da avaliação diagnóstica das turmas do 6º ano: e o trabalho continua...

Na manhã do dia 28.02, os pibidianos, em parceria com a professora da sala de reforço escolar  Elisângela Pereira,  continuaram o processo ...