No dia 11.09.2018, aconteceu o 6º encontro do curso de formação no qual a Profª Dra. Iara Francisca Araújo Cavalcanti promoveu uma discussão sobre a contribuição dos projetos pedagógicos para o ensino de língua. Para tanto, apresentou os pilares do projeto, os aspectos relevantes e o posicionamento de pesquisadores, como Ângela Kleiman e Regina Celi Pereira, sobre o tema. Em seguida, apresentou o conceito e as finalidades das sequências didáticas, baseada em Dolz, Noverraz e Schneuwly, e discutiu sobre os procedimentos para a elaboração de projetos e sequências didáticas. A professora ainda destacou a importância do processo reflexivo para a construção da identidade professor para que ele seja capaz de articular a teoria à prática no cotidiano da sala de aula.
Relato da bolsista Aline Oliveira sobre as contribuições desse momento:
"De forma geral, esse dia de aula trouxe reflexões significativas em relação à profissão de professor, pois aprendemos tanto com a teoria, quanto com as experiências de docência relatadas pela professora Iara. Além do mais, foi notória a importância da interação, de aprender com as experiências do outro e levar essa forma de ensino/aprendizagem para o ensino básico, para que os alunos percebam que também têm voz em sala de aula, porque o professor além de ser um mediador de sua aprendizagem, é também alguém que estará lá disponível para ouvi-lo e considerar seus conhecimentos de mundo, assim como foi desenvolvida a aula desse dia no Pibid."
Nenhum comentário:
Postar um comentário