segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Pibidianos participam de oficinas na JORNADA PEDAGÓGICA 2019 - CONHECIMENTO EM AÇÃO: (RE)SIGNIFICANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM

Hoje os pibidianos participaram de oficinas que integravam a programação do segundo dia da Jornada Pedagógica 2019, que tem como tema CONHECIMENTO EM AÇÃO: (RE)SIGNIFCANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM. As oficinas, que aconteceram na Escola Judith Barbosa de Paula Rêgo, abordaram temas diversos e visaram a capacitação docente para o aperfeiçoamento da prática pedagógica.



Pela manhã, as alunas Chris e Karla participaram da Oficina V – Tertúlia: Ações de incentivos à leitura e escrita na escola, ministrada pela Profa. Dra. Patrícia Rosas, que abordou a revista Tertúlia, que é uma ação do projeto "Desengaveta Meu Texto", refletindo sobre a importância desse veículo de comunicação para a circulação de textos autorais dos envolvidos no contexto educativo. Sendo assim, a revista prestigia essas produções textuais e agrega valor ao ensino de leitura e escrita na sala de aula.





A professora supervisora Pollyana Rodrigues e a pibidiana Thaís participaram da Oficina X – A relação professor – aluno e a afetividade, ministrada pelo Prof. Gilânio Calixto Velez, que apresentou aos participantes perspectivas a respeito da relação de professor e aluno quanto a aprendizagem e afetividade. O professor abordou alguns pontos que apresentam como a relação de afetividade no ambiente de sala de aula proporciona uma melhor ambientação com o conteúdo escolar e com a participação dos alunos nas atividades em sala de aula.





No período da tarde a professora supervisora Pollyana Rodrigues participou da Oficina III - Adaptação de atividades para alunos com deficiência, ministrada pela Profª Ms Aparecida Marcelino Patrício, que fez com que os participantes refletissem sobre a necessidade de adaptar as atividades para os alunos com deficiência para minimizar as barreiras pedagógicas que dificultam a inclusão, respeitando as limitações de cada um.  Nesse contexto, o professor precisa estar atento para observar não só as dificuldades/necessidades, mas, sobretudo, as potencialidades de cada aluno para uma educação verdadeiramente inclusiva.




A aluna pibidiana Aline participou da Oficina IV, ministrada pelo professor Leone de Araújo, que levantou discussões sobre "O uso das TIC's na sala de aula" e foi mais um momento pertinente do evento "Jornada pedagógica", pois abordou metodologias de ensino voltadas ao uso das tecnologias da informação e comunicação. Se por um lado os alunos estão cada vez mais imersos no mundo tecnológico, por outro, os professores precisam acompanhar essas novas tendências e se aproximar da realidade dos alunos, para que o ensino-aprendizagem ocorra de forma mais significativa. Nesse contexto, a tarde foi bastante proveitosa e propiciou a formação continuada dos profissionais da educação de Queimadas.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Correção da avaliação diagnóstica das turmas do 6º ano: e o trabalho continua...

Na manhã do dia 28.02, os pibidianos, em parceria com a professora da sala de reforço escolar  Elisângela Pereira,  continuaram o processo ...